As 14 startups de todo o Brasil selecionadas para a 3ª etapa do programa Creative Startups terão um 2018 repleto de atividades, a começar pelo BootCamp, que acontecerá entre os dias 7, 8 e 9 de fevereiro, em São Paulo (SP). O evento marca o início do processo de aceleração das startups, realizado com o apoio de 10 incubadoras de empresas pré-selecionadas pelo Programa.

Apoiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o programa Creative Startups resulta da colaboração entre Samsung, Anprotec, Centro Sul-Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI) e uma nova parceira, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

No primeiro dia do BootCamp (7/2), representantes dessas instituições se reunirão com lideranças das startups e incubadoras participantes da 3ª rodada do programa, investidores, instrutores, mentores e parceiros associados à Anprotec de todo o país. O encontro acontecerá na sede da Samsung, em São Paulo. Já no segundo e terceiro dias de evento (8 e 9/2), as atividades serão no COW Berrini, na Vila Gertrudes.

A programação do BootCamp prevê apresentações sobre o ciclo de incubação do Creative Startups, os negócios e tecnologias da Samsung, bem como dos Institutos de Ciência e Tecnologia e sessões de mentoria das startups – apenas em 2017, foram 2.210 horas de mentoria técnica. Interessados em participar devem confirmar presença pelo e-mail: economiacriativa@anprotec.org.br.

“É a oportunidade que a Anprotec e os demais parceiros têm para conhecer o grupo todo, confraternizar e passar as mensagens que são importantes para que o processo de aceleração ocorra da melhor forma possível”, salienta Sheila Pires, diretora executiva da Anprotec.

“Nas duas edições do programa já realizadas, totalizamos 20 projetos incubados, 27 incubadoras pré-qualificadas e mais de 750 propostas recebidas, além de parcerias e intercâmbios bem-sucedidos entre startups brasileiras e sul-coreanas”, destaca Paulo Quirino, coordenador nacional do programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

Recorde de propostas de negócios inovadores

Neste terceiro ciclo, o programa recebeu o recorde de 400 propostas de negócios inovadores, as quais foram avaliadas por uma banca composta por executivos e especialistas da Anprotec, Samsung, incubadoras apoiadas pelo Programa e Embrapa – mais precisamente da unidade Embrapa Informática Agropecuária.

Além de manter o incentivo a áreas tecnológicas já fomentadas pelo programa – como Mobilidade, Realidade Virtual, Inteligência Artificial, Segurança, Fintech, Saúde Digital, Educação Digital, entre outras –, a partir desta rodada, a ideia é estimular projetos inovadores na área da Agricultura Digital.

Como enfatiza a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá, para o Brasil enfrentar o desafio de produzir mais alimentos, de maneira sustentável e a custos menores, o trabalho na agricultura deve ser equipado com ferramentas e técnicas inovadoras, particularmente as tecnologias digitais.

“As oportunidades e desafios surgem em todas as áreas, desde o investimento, desenvolvimento e uso das tecnologias de Internet das Coisas no campo, passando por questões de capacitação, regulação, definição de padrões e segurança da informação”, frisa Silvia.

Nesse ambiente interligado, onde a geração de conhecimento, a mobilidade e o aumento da oferta de aplicativos para dispositivos móveis é um mercado crescente, como lembra Silvia, espera-se que na era da Agro 4.0, o agronegócio – incluindo também os agricultores familiares – possa usufruir dos benefícios desta oferta de tecnologia e conhecimento em suas propriedades, propiciando competitividade e melhoria de renda, além do aumento da oferta de alimentos para o Brasil.

Com o objetivo de estimular negócios inovadores nas diversas áreas tecnológicas apoiadas, o Creative Startups investe até R$ 250 mil por empreendimento e possibilita que as empresas aprimorem seus projetos em uma das incubadoras e aceleradoras credenciadas em todo o território nacional.

Para a nova edição, de acordo com Quirino, foram selecionadas 14 empresas com projetos compatíveis com as áreas de interesse do programa. “Uma das novidades da 3ª rodada é o fato de que estabelecemos uma parceria com aceleradoras de startups para ampliar a sinergia e a conexão com o mercado”, revela.

A startups agora contam também com um pacote ampliado de serviços e conveniências das empresas parceiras, que inclui acesso a ativos, tecnologias, laboratórios de P&D, treinamentos, assessorias, mentorias, networking e redes de investidores, além da infraestrutura e dos serviços tradicionalmente oferecidos pela Anprotec e sua rede de incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos.

Participam da terceira rodada as seguintes startups:
• Amazon Smart (AM);
• Broto (AM);
• Dreamkid Studio (AM);
• Engenho (AM);
• Guimo (SP);
• Imersão Visual (SP);
• IoTMakers (SP);
• J O de Queiroga Neto – EPP (AM);
• Joga + (SC);
• Loox VR (PR);
• Maker Company (AM);
• NeuroUP (PE);
• Tecnologia Roma Mamede Ltda (MG);
• Teia Labs (RS).

As incubadoras de empresas que apoiarão os projetos selecionados são:
• Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial – CIDE (AM);
• Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA) (SC);
• Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas (InUEA) (AM);
• Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo (CIETEC) (SP);
• Incubadora Empresarial Santos Dumont (IESD) (PR);
• Incubadora Fumsoft (MG);
• Instituto Gênesis da PUC-Rio (RJ);
• MIDI Tecnológico (SC);
• RAIAR – Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS (RS);
• Supera – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (SP).

Sobre o Creative Startups

Resultado de uma parceria inédita entre o setor privado, as redes nacionais de inovação e o setor governamental, o Creative Startups tornou-se um caso de sucesso em escala nacional e referência na relação entre grandes e pequenas empresas para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores e startups. Com um orçamento inicial de US$ 5M e o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), o programa está contribuindo para criar no território brasileiro um ecossistema de novos empreendimentos de base tecnológica para geração de empregos diretos e indiretos, e o aperfeiçoamento das ferramentas institucionais de suporte à inovação no país.

Sobre a Anprotec

Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 400 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos, aceleradoras de negócios e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos. Atualmente, o Brasil conta com 400 incubadoras de empresas e cerca de 90 iniciativas de parques tecnológicos.

Sobre a Samsung

A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung.

Sobre a Embrapa Informática Agropecuária

Embrapa Informática Agropecuária é uma das 46 Unidades Descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Criada em 1985, com o objetivo de aplicar a tecnologia da informação à pesquisa agropecuária, é um centro de referência na geração de conhecimento, tecnologia e inovação. Atua nas áreas de agroinformática e bioinformática para prover soluções para a agricultura aplicando métodos, técnicas e ferramentas computacionais. Suas principais áreas de aplicação são zoneamento agrícola, mudanças climáticas, uso sustentável dos recursos naturais, automação, agricultura e pecuária de precisão, biotecnologia e melhoramento genético, sanidade animal e vegetal, defesa agropecuária, aquicultura, nutrição e segurança alimentar, agroenergia, agricultura irrigada, integração lavoura-pecuária-floresta, monitoramento da dinâmica do uso e cobertura da terra.

Serviço
Evento: 3º BootCamp – Creative Startups
Data: 7, 8 e 9 de fevereiro de 2018
Locais: Dia 1 (7/2): Sede da Samsung, Av. Dr. Chucri Zaidan, 1.240 – Diamond Tower, SP/SP
Dias 2 e 3 (8 e 9/2): CO.W. Berrini, R. Jaceru, 225 – Vila Gertrudes, SP/SP
Inscrições pelo e-mail: economiacriativa@anprotec.org.br